Na manhã desta sexta-feira, o Senado recebeu a mensagem da presidente da República, Dilma Rousseff, com a indicação do jurista Luís Roberto Barroso para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento foi lido na sessão ordinária de plenário.
Leia Mais
Indicação de Barroso para o STF agrada à magistraturaMinistro indicado para o STF terá poder de rever mensalãoSTF tem agora time completo de ministros; Dilma indica Luís Roberto BarrosoSabatina no Senado do novo ministro do STF será no próximo dia 5Novo ministro do STF defende equilíbrio entre poderesA indicação será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para depois ir a plenário. Segundo a Constituição de 1988, cabe privativamente ao Senado aprovar a escolha de ministros para o STF. A escolha tem que ser feita por voto secreto, depois de arguição pública.
Luís Roberto Barroso, 55 anos, é advogado, professor e especialista em direito constitucional. Ele é o quarto indicado por Dilma Rousseff à mais alta corte do país, que conta com 11 ministros. Antes dele, a presidente havia indicado os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavasck.
Com Agência Senado