Leia Mais
Investigação sobre Bolsa Família está em curso, afirma Dilma Na Etiópia, Dilma discursa em nome dos líderes da América LatinaIndicado por Dilma para o Supremo, Luís Barroso critica excesso de emendasPMDB sai de cima do muro e se une ao PT com foco nas eleições de 2014País perdoará ou renegociará dívida africana, diz DilmaAo todo, 63% dos 82 parlamentares da bancada do PMDB subscreveram o pedido de investigação. Segundo o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), a criação da CPI não tem qualquer ligação com a atuação dele durante a votação da Medida Provisória dos Portos, quando entrou em rota de colisão com o Palácio do Planalto.
"Nós não vemos nenhum problema nas relações com o PMDB. Nenhum. Há flutuações, né? Porque também há interesses momentâneos desse ou daquele segmento", comentou a presidente.
Questionada se os episódios de atrito seriam pontuais, Dilma respondeu: "São. E não são significantes, do ponto de vista da qualidade da aliança com o PMDB."
Na avaliação da presidente, uma possível instalação da CPI não teria o poder de arranhar a imagem da empresa. "Poder arranhar a imagem da empresa, não acredito. A Petrobras, como empresa, mas principalmente o Brasil, como possuidor de reserva, tem agora uma imensa riqueza provada com essa licitação do campo de Libra" destacou.
"Se você considerar todas as reservas que nós acumulamos desde que a Petrobras começou a explorar petróleo no Brasil, nós acumulamos em torno de 14 bilhões de reservas de petróleo equivalente. Este campo de Libra, só ele, que é um dos campos do pré-sal, pode ter entre 8 a 12 bilhões. Isso significa que o Brasil tem a possibilidade de explorar um nível de produção de petróleo que nunca teve antes concentrada num só campo. Isso implica renda, implica capacidade de demanda à indústria naval. Significa que nós temos hoje o horizonte de nos transformarmos num país com uma posição no mundo do petróleo extremamente diferenciada e estratégica", afirmou.