Brasília - O advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso deve ter seu nome homologado na próxima quarta-feira (5) pelo Senado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Vital do Rêgo (PMDB-PB), que agendou a sabatina de Barroso para a próxima semana.
Leia Mais
Gilmar Mendes critica demora na escolha de novo ministro do STFNovo ministro do STF defende equilíbrio entre poderesSenado recebe mensagem com indicação do nome do novo ministro do STFIndicação de Barroso para o STF agrada à magistraturaBarroso espera 'estar pronto' para assumir cargo no STF“Diante da importância da matéria eu avoquei a relatoria e, amanhã (nesta quarta-feira), vou ler o parecer durante a reunião da CCJ e marcar a sabatina para a próxima quarta-feira. Concluída essa votação e homologada pelo plenário o ministro estará pronto para assumir o cargo no STF”, destacou o senador.
Luís Roberto Barroso visitou nesta terça-feira o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O indicado para a vaga de ministro do STF tem evitado conversar com os jornalistas até que se encerre a análise, pelo Senado, do seu nome.
“Nomeação de ministro do Supremo é um ato complexo. Depende de duas vontades: a indicação da presidenta e a ratificação do Senado. Estamos nesta segunda fase e o meu papel é conversar com senadores, submeter meu nome a eles, porque eu dependo deles”, justificou Luís Roberto Barroso.