Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes já liberou para julgamento o processo que pede o arquivamento do projeto de lei que inibe a criação de partidos. O caso poderá ser julgado na semana que vem caso o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, coloque o processo em pauta.
Leia Mais
Marina diz que pode ir à Justiça contra lei dos partidosAGU recorre contra decisão que inibe novos partidosOAB-SP emitirá parecer sobre projeto que inibe partidosGurgel diz que projeto sobre partidos viola ConstituiçãoAlves insiste para STF liberar projeto que dificulta criação de partidosGilmar Mendes critica mudança na ConstituiçãoSTF prorroga suspense sobre projeto que inibe a criação de partidosDesencontro na Procuradoria trava arquivamento do projeto sobre migrações partidáriasSTF voltará a discutir projeto que inibe novos partidos na próxima quartaSTF julga nesta quarta-feira se Senado poderá inviabilizar novos partidosEm sua decisão, Gilmar Mendes criticou a “a extrema velocidade” de tramitação do projeto e indicou a “aparente tentativa casuística” de alterar as regras para criação de partidos em prejuízo de minorias políticas. O ministro também entendeu que a proposta vai de encontro ao que a Corte já decidiu em julgamentos anteriores.
O projeto de lei do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) quer o fim do tempo maior de televisão e de rádio e de verba extra do Fundo Partidário para novos partidos que recrutarem parlamentares eleitos. A proposta pode prejudicar a criação do partido Rede Sustentabilidade, da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.