A presidenta Dilma Rousseff chegou no começo da manhã (7h40, horário local) deste domingo (9) à capital portuguesa, em visita oficial. Dilma deixou Brasília ontem (8) à noite, após transmitir o cargo ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), uma vez que o vice-presidente Michel Temer também está em viagem internacional desde quarta-feira (5). Temer segue hoje de Farnborough, na Inglaterra, para Paris.
Formam a comitiva presidencial os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Aloizio Mercadante, da Educação, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social, além do assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, que já estava em Lisboa acompanhando os eventos de encerramento do Ano do Brasil em Portugal, junta-se hoje à comitiva. Neste domingo, a ministra irá ao Espaço Brasil, no bairro de Alcântara, para ver a exposição da artista plástica Lygia Clark e assistir ao show de Ed Motta e convidados. O encerramento oficial do Ano do Brasil será amanhã (10), com show de Maria Bethânia.
Leia Mais
Popularidade do governo de Dilma Rousseff cai 8 pontos, diz DatafolhaDilma viaja para Portugal com agenda econômica, política e culturalQueda de popularidade de Dilma é 'oscilação normal', diz MercadanteDilma já cancelou 16 viagens desde a posseDilma Rousseff encerra nesta segunda-feira visita a PortugalApesar do potencial de negócios, “os portugueses sentem-se um pouco abandonados pelos brasileiros”, ressaltou Bustorff, ao lembrar que o encontro oficial dos dois governantes deveria ter ocorrido em setembro do ano passado, em reunião de cúpula. “Esta viagem compensa a falha da cimeira não realizada no ano passado”, disse Bustorff.
De acordo com órgãos da imprensa portuguesa, estará em pauta na visita de Dilma Rousseff a participação do Brasil no programa de privatização de companhias estatais portuguesas, em setores como água, correios, portos e aviação. Conforme o presidente da Câmara de Comércio Luso-Brasileira, os portugueses têm interesse na compra da companhia aérea TAP por empresa sul-americana por causa das rotas entre Portugal e o Atlântico Sul. Hoje Lisboa é a principal porta de entrada de brasileiros na Europa.
Também poderá ser tratada a suspensão do edital para vinda de estudantes brasileiros a Portugal pelo Programa Ciência sem Fronteiras e a permissão de trabalho para médicos e engenheiros portugueses no Brasil.