Leia Mais
Com nova Lei dos Portos, governo começa a leiloar terminais públicos em Santos e no ParáDilma sanciona Lei dos Portos com vetos a pontos polêmicos Eduardo Campos reforça críticas a vetos de Dilma sobre MP dos Portos Planalto confirma saída de Leônidas Cristino da Secretária dos Portos Congresso limpa a pauta e arquiva quase 1.500 vetos presidenciaisPara Ideli, queda de veto 'judicializará' MP dos PortosMP dos Portos tem papel extraordinário para economia do país, diz Leônidas CristinoApesar da turbulenta votação do projeto na Câmara e no Senado, o ministro disse que o Congresso Nacional foi "exemplar" no encaminhamento da proposta.
Ele afirmou ainda que o governo também já trabalha para derrubar as liminares que possibilitam o funcionamento dos terminais portuários cujos contratos já venceram. "É obrigação do governo trabalhar para derrubar", afirmou. "O governo está preparado para o embate."
Cristino destacou que a estrutura legal que sustenta a atuação dos terminais anteriores à antiga Lei dos Portos, de 1993, é "precária". "Por isso a necessidade de realizar os processos licitatórios", afirmou.
Segundo o ministro, dos 159 terminais que o governo estuda licitar, 42 são novos. Os primeiros 56 que passarão por licitação estão nos Portos de Santos e do Pará. O decreto para regulamentar a nova lei deve ser finalizado na próxima semana. O governo espera atrair R$ 54 bilhões em investimentos com o novo marco regulatório do setor.