A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta sexta-feira, 14, que o Fundo de Participação dos Estados (FPE) é uma questão que o Legislativo tem de votar. "Não podemos permitir que aconteça suspensão de repasses. Estamos aguardando a posição do Congresso, o presidente do Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), já disse que vai elaborar e votar na semana que vem um projeto que deverá chegar à Câmara", disse a ministra nesta sexta-feira em Brasília.
Questionada sobre se o governo federal acompanhava o desdobramento das discussões com preocupação, Ideli respondeu: "Acompanha (com preocupação), essa não é uma responsabilidade do Executivo, é uma questão que o Legislativo tem de votar e que o Judiciário estabeleceu prazos, estamos sem uma lei em vigor para trabalhar."
A ministra reconheceu que o prazo já está "aos 45 minutos do segundo tempo", mas afirmou que "já ganhamos alguns campeonatos aos 45 do segundo tempo".
Conforme informou ontem o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, o Senado iniciou uma corrida contra o tempo para articular a aprovação-relâmpago de outro texto que trata do assunto até a próxima terça-feira, 18.