Leia Mais
Redução dos preços das passagens em BH não está em pauta, informa prefeituraPressionados, prefeitos cedem e reduzem preço de passagens de ônibusComissão do Senado promove audiência pública para reduzir preço das passagensO presidente da entidade disse que os prefeitos estão hoje numa contradição, porque estão proibidos por legislação federal de zerar o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). A norma prevê que o ISS cobrado pelos municípios só pode variar de 2% a 5%. A criação do regime poderia permitir o fim dessa cobrança.
"Os municípios podem aderir ao Reitup isentando plenamente o ISS", afirmou. Ele lembrou que o regime tem contrapartidas a serem tomadas por Estados e municípios, como a tarifa única, o bilhete único para vários tipos de transporte público e até mesmo a licitação pública para o setor.
O presidente da FNP também defendeu que se institua a cobrança da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) no álcool e na gasolina de quem comprar carros para subsidiar o transporte público. "Para combater o transporte individual, temos que oferecer o coletivo", afirmou.