(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRONUNCIAMENTO

Dilma Rousseff anuncia pacto pela melhoria dos serviços públicos com três pilares

Presidente disse que criação do Plano Nacional de Mobilidade Urbana é prioridade e confirmou que pretende receber líderes das manifestações que foram pacíficas


postado em 21/06/2013 21:31 / atualizado em 21/06/2013 22:42

Em pronunciamento realizado em rede nacional na noite desta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff parabenizou a mobilização organizada pelos jovens no país, condenou os atos isolados de violência e vandalismo, reforçando com pleonasmo que trata-se de uma "pequena minoria", e anunciou um pacto com Legislativo, Judiciário, além de governadores e prefeitos das principais cidades, para melhorar o serviço público oferecido no Brasil.

Os três principais pilares apontados pela presidente para melhorar o atendimento aos cidadãos estão no transporte, com a criação do Plano Nacional de Mobilidade Urbana; na educação, com a prioridade para a aprovação do PL que destina 100% dos royalties do petróleo para o ensino; e na saúde, com a importação de médicos para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos", anunciou Dilma. "O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de 100% dos recursos do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único", completou.

Luta na ditadura

Ao falar da importância do movimento organizado pelos jovens, Dilma condenou a violência praticada por algumas pessoas e lembrou a luta na ditadura militar. "A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, e ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros", pediu.

Combate à corrupção

Dilma Rousseff destacou que a mensagem das ruas "é pacífica e democrática", reivindicando maior combate à corrupção. "Ela [a voz das ruas] reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão", pontuou.

"Apartidarismo
"

A presidente também aproveitou o clima de insatisfação para falar de reforma política e do tom apartidarista que tomou conta das ruas. "Quero contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular. É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático".

Copa do Mundo

Por fim, Dilma Rousseff pediu que os brasileiros recebam com hospitalidade os visitantes, exaltando as conquistas da Seleção Brasileira e a importância do futebol para o país. acolhida generosa que recebemos deles. "Respeito, carinho e alegria, é assim que devemos tratar os nossos hóspedes. O futebol e o esporte são símbolos", finalizou.

Confira o pronunciamento:


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)