As ações que começam a ser executadas na busca do aprimoramento dos serviços públicos, em conversas com governadores, prefeitos, demais Poderes e movimentos sociais, são o tema abordado na edição desta terça-feira, na coluna semanal "Conversa com a Presidenta". O material é publicado em quase 200 jornais brasileiros. "Nesta segunda-feira nós realizamos uma reunião com os governadores e prefeitos das capitais para definir ações conjuntas em prol da melhoria dos serviços públicos no Brasil", menciona a presidente Dilma Rousseff. Essa nova frente de articulação representa uma resposta à onda de protestos que tomou conta das principais cidades do País nas últimas semanas, nos quais a população manifestou descontentamento com questões como transporte urbano, saúde e educação, entre outros pontos.
Leia Mais
Dilma responde à 'voz das ruas' propondo cinco pactosOposição ao governo critica os cinco pactos propostos por DilmaNo texto, Dilma afirma ter ciência que os brasileiros exigem mais qualidade na educação, no atendimento de saúde, no transporte público, na segurança. "E para dar mais qualidade, as instituições e os governos devem fazer ainda mais. O foco de nossa mobilização é, em primeiro lugar, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que ampliará o apoio que já estamos destinando ao desenvolvimento do transporte coletivo em diversas cidades do País, acelerar a execução desses investimentos e definir, junto com governadores e prefeitos, novas linhas de ação", cita, na coluna.
Em segundo lugar, lembra o texto, a ideia do governo é garantir a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação. Em terceiro lugar, acelerar a adoção de medidas para garantir que todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham um número de médicos adequado ao atendimento da população inclusive com a contratação de milhares de médicos do exterior "para eliminar os vazios de atendimento". Outras ações, em diversas áreas, serão adotadas a partir dos entendimentos com os demais Poderes, cita Dilma.