Leia Mais
Barroso preferia ter ido para o STF após o mensalãoSupremo pode revisar Lei de Anistia, analisa BarrosoJustiça Penal brasileira tem estratificação por classes, critica BarrosoA cerimônia durou apenas 15 minutos, uma vez que não há discursos nesse tipo de solenidade. A cantora Ellen Oléria fez a interpretação do Hino Nacional no plenário do Supremo. Em seguida, os ministros Celso de Mello, o decano da Corte, e o mais novo integrante até então, Teori Zavascki, conduziram Barroso ao plenário. Foram convidados 3 mil pessoas para a posse mas a estimativa é que 1,5 mil estejam presentes na solenidade.
Barroso é um dos principais doutrinadores de Direito Constitucional do País, dono de uma vasta obra que sempre é citada até pelos ministros do Supremo. Ele também tem atuação em causas de repercussão no próprio STF, como ações que liberaram a união estável homossexual e o aborto de fetos anencéfalos.
Minutos antes de ser empossado ministro, o jurista afirmou que espera desempenhar a nova função "bem". "Estou feliz e concentrado no meu trabalho novo. Espero ser capaz de desempenhá-lo bem", disse. Barroso deve ter em breve um importante desafio no tribunal. O novo ministro participará do julgamento dos recursos do processo do mensalão.