Leia Mais
PSDB lidera movimento para derrubar PEC que limita poder dos promotoresSociedade foi fundamental para derrubar PEC 37, afirma Gurgel Câmara arquiva a PEC 37, que reduzia poderes do Ministério PúblicoDepois da PEC 37, agora PEC 75 mira Ministério PúblicoJoão Campos não foi localizado pela reportagem para comentar seus dois projetos, alvos de cartazes e palavras de ordem nos protestos Brasil afora. Segundo informações de seu gabinete, o parlamentar estava viajando para Goiânia e não tinha como ser localizado pelo celular. Ontem, a direção nacional do PSDB emitiu uma nota contestando o projeto de “cura gay”, que recebeu semana passada parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos. A proposta autoriza psicólogos a tratar homossexualismo, retirado do Código Internacional de Doenças pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1990.
Em entrevista a um site evangélico de notícias, o parlamentar afirma que alguns temas que estão sendo discutidos pelo Congresso dizem respeito às entidades religiosas, que não poderão contestar sua legalidade no STF porque não têm poder para isso. Entre os temas, o parlamentar cita a imunidade tributária das igrejas e o ensino religioso facultativo.
NA BOCA DO POVO
Propostas que são atacadas ou defendidas nas ruas
PEC 99/11
» Prevê a inclusão de entidades religiosas de âmbito nacional na lista de instituições que podem propor ação direta de inconstitucionalidade ou ação declaratória de constitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF). Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
PEC 33/2011
» Determina que serão necessários os votos de quatro quintos dos membros dos tribunais para que uma lei seja considerada inconstitucional. No caso do Supremo, seriam necessários os votos de nove dos 11 ministros (em vez de seis, como atualmente). Caso o STF rejeite a lei e o Congresso não aceite a decisáo, tem de ser convocado um plebiscito para a
população decidir.
PEC 28/2008
» Acaba com o voto obrigatório no Brasil, instituído em 1932 e referendado pela Constituição de 1988. Está parada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado desde fevereiro de 2011.