Leia Mais
Lula procura Eduardo Campos para conversar sobre protestosLula suspende ida a Goiânia por temer passeataLula recebe sindicalistas e anota reivindicaçõesDilma e Lula pressionam e Haddad cedeDilma veio para ficar, diz LulaPara especialistas, reforma política deve se concentrar nos sistemas partidário e eleitoralLula descarta disputar a Presidência da RepúblicaDa África, Lula fala da criseMenos segredo no plenário da ALMGLideranças jovens dizem a Dilma que apoiam plebiscitoGastos com plebiscito podem chegar a R$ 500 milhõesParticiparam da reunião com Lula representantes da União da Juventude Socialista, braço do PC do B, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da Juventude PT, da Juventude MST e da Marcha Mundial das Mulheres, este também ligado ao PT.
Entre os assessores de Lula estavam presentes os ex-ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), que o acompanharam depois da fundação do Instituto Lula.
África
O ex-presidente contou que viaja nesta sexta-feira para a África, onde participará de eventos sobre o combate à aids e à fome e que, ao retornar ao Brasil, pretende ajudar na mobilização a favor da reforma política.
Conforme um dos participantes do encontro, Lula falou que a defesa do passe livre (reivindicação que deu início à ocupação das ruas) para o transporte era “justa” e que, na sua opinião, o cenário era otimista.
Depois de indagar aos presentes o que estava levando grupos a praticarem o vandalismo, Lula ouviu dos representantes dos movimentos sociais que a reação ocorria por causa de ataques da Polícia Militar de São Paulo aos participantes de uma passeata, no dia 13 deste mês.
Os representantes dos movimentos sociais disseram a Lula que fazem parte de uma geração que tinha entre 8 e 13 anos quando o ex-presidente assumiu o governo. Nasceram já no Estado Democrático de Direito e, portanto, diferentemente das gerações anteriores, “a moçada de agora” só conhecia o pleno direito de manifestação. E que, por intermédio das redes sociais, milhões se mobilizaram para reagir a agressões.