Os prejuízos provocados pela seca no Norte de Minas nos últimos três anos chegam a R$ 500 milhões. A informação é do presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto. Durante a solenidade oficial de abertura da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Unimontes), sexta-feira à noite, ele disse que a região atravessa “a pior seca dos últimos 40 anos” e pediu o apoio dos deputados estaduais e federais votados no Norte de Minas para cobrar do Governo medidas de combate aos efeitos da falta de chuvas e obras estruturais para os municípios norte-mineiros.
Conforme o líder classista, os prejuízos provocados pela estiagem prolongada foram levantados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). “O levantamento da Emater mostra que nos últimos três anos, as chuvas foram poucas e irregulares. Foram cerca de 316 mil toneladas perdidas, totalizando R$ 164 milhões em prejuízos nas lavouras que não vingaram”, relatou Barbosa Neto.
Ele lembrou devido aos efeitos da estiagem, muitos criadores tiveram que comercializar seus rebanhos. “Fomos obrigados a vender 800 mil das 3,3 milhoes cabeça de gado do Norte de Minas.Por outro lado, disse, nos últimos três anos, cerca de 110 mil reses morreram de fome e sede no Norte de Minas, pois, além da destruição das pastagens, a longa estiagem gerou o triste cenário de centenas de rios e córregos com os leitos esturricados. Dezenas de comunidades rurais estão sendo abastecidas com caminhões-pipas.
Osmani Barbosa Neto disse ainda que os ruralistas norte-mineiros realizam a Exposição Agropecuária de Montes Claros com o objetivo de mostrar o potencial da região e "a superação da classe". A solenidade de abertura da feira contou com as presenças do secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento, que representou o governador Antonio Anastasia; e dos deputados estaduais Arlen Santiago (PTB), Ana Maria Rezende (PSDB) e Tadeu Martins Leite (PMDB), além do deputado federal Jairo Ataíde (DEM), todos com base na região. A Expomontes prossegue até 7 de julho.