Leia Mais
Renan Calheiros diz que é importante fortalecer proposta de plebiscitoCalheiros admite que também usou avião da FAB para fins particularesCarona em avião da FAB foi equívoco, diz AlvesProcuradoria da República no DF vai investigar uso de avião da FAB pelo presidente da CâmaraProcesso de plebiscito começará na Câmara, diz Renan Renan diz que vetos são a grande preocupação para manter equilíbrio fiscalCalheiros volta atrás e decide devolver valor gasto com voos em jato da FABMinistério da Previdência confirma que Garibaldi usou avião da FAB para ir ao RioProjeto de lei Parlamentares repercutiram ontem os voos de Renan e do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que, no fim de semana passado, usou avião da FAB em viagem ao Rio de Janeiro e levou na “carona” parentes e amigos para assistir à final da Copa das Confederações. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) protocolou ontem projeto de lei que estabelece critérios para o uso de aviões da FAB por autoridades.
De acordo com o texto, o uso de aeronaves deve ser limitado a autoridades e assessores que tenham motivo oficial para a viagem, e fica vedada a companhia de terceiros. A proposta também determina a divulgação no Portal da Transparência de todos os pedidos de uso de aviões da FAB. “Essa caixa-preta só acaba por força de lei. Quem sabe a confissão de ‘erro’ do Henrique Alves, combinada com a impaciência das ruas, acabe de vez com esses ‘voos festivos’?”, comentou Alencar.
Já o senador João Capiberibe (PSB-AP) enviou um ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), sugerindo um acordo com a Aeronáutica para que seja colocado no site da pasta um link em que conste quem usou aviões da FAB. “O Brasil tem uma tradição de uso patrimonialista daquilo que é público de forma privada. A sociedade não tem mais por que tolerar esse comportamento.”