Leia Mais
Anatel investigará se teles brasileiras violaram sigiloPatriota reforça que Brasil cobrará explicações dos EUADilma diz que já tomou providências sobre espionagemDeputado propõe audiência para discutir espionagemTucano também defende concessão de asilo a SnowdenEUA demonstram disposição ao diálogo, diz PatriotaDenúncias não refletem programa dos EUA, diz embaixadorLíder do PSB defende punição rigorosa para espionagemGoverno quer marco da internet em resposta à espionagem dos EUA Bernardo pede a Cardozo que PF apure violação de sigiloInformações, publicadas pelo jornal O Globo, dizem que houve um escritório da NSA, em Brasília, que atuava em conjunto com a Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). Ontem, vieram à tona as informações que contatos eletrônicos e telefônicos de seus cidadãos estariam sendo monitorados pelos norte-americanos.
No Congresso, os parlamentares reagiram às denúncias e querem providências. “Queremos saber especialmente do chefe da Abin que absurdo é esse de ter uma base estrangeira a poucos quilômetros da capital do país, espionando, e o nosso governo não ter conhecimento de nada”, disse o líder do PSOL do Senado, Randolfe Rodrigues (AP).
Patriota admitiu que recebeu com “grave preocupação” as informações que contatos eletrônicos e telefônicos de seus cidadãos estariam sendo monitorados. O ministro disse que o governo brasileiro lançará iniciativas na Organização das Nações Unidas (ONU) pelo estabelecimento de normas claras de comportamento para os países, quanto à privacidade das comunicações dos cidadãos e a preservação da soberania dos demais Estados.
O Itamaraty pretende, ainda, pedir à União Internacional de Telecomunicações (UIT), em Genebra, na Suíça, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações. As informações sobre espionagem a cidadãos brasileiros vieram à tona há três meses da primeira visita de Estado da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos.