Leia Mais
Universidades analisam com cautela mudanças no curso de medicinaOposição critica pacote por MP para contratar médicos e mudar curso de medicinaMédicos e prefeitos em lados opostos por causa do Programa Mais MédicosGoverno publica medidas do Programa Mais MédicosAlckmin critica programa Mais Médicos e diz que Saúde precisa de verbasPadilha diz que governo está seguro sobre a legalidade do Programa Mais Médico Para Aécio, contratação de médico estrangeiro é 'marqueteira'Mais Médicos foi tema do 'Conversa com a presidenta'Padilha acrescentou que, ao avançar no tema, o governo está "enfrentando tabus", como a ideia de que sobram médicos no Brasil e que o problema é a distribuição. "Estamos mostrando, com dados concretos, que faltam médicos no Brasil, não só na comparação com países europeus, mas com países aqui do lado, como a Argentina e o Uruguai", disse, enfatizando que países desenvolvidos que implantaram programas semelhantes também enfrentaram resistência em um primeiro momento.
Dados do ministério apontam que há no Brasil 1,8 médico por mil habitantes, enquanto na Argentina a proporção é 3,2; no Uruguai, 3,7; em Portugal, 3,9; e no Reino Unido, 2,7.
"Vamos continuar dialogando , montamos um grupo de trabalho com entidades médicas, mas a questão é que faltam médicos no Brasil e a culpa não é dos médicos brasileiros. Mas o único interesse que temos que observar são as necessidades de saúde da população", acrescentou.