Leia Mais
'Plebiscito é uma questão de honra para o PT', diz líderLíderes de partidos na Câmara desistem de plebiscito este anoPresidente da Câmara descarta plebiscito com reforma política para 2014Em carta enviada ao Diretório do PT, Dilma insiste em plebiscito para reforma políticaMercadante diz que 70% da população apoia o plebiscitoPT, PDT e PC do B mobilizam bancadas por plebiscitoO líder do PT, José Guimarães (CE), evitou polemizar e disse que o impasse só será resolvido na segunda-feira. "É uma questão interna do PT", tergiversou.
Artigo
Nesta quinta, a assessoria da bancada do PT divulgou um artigo em que Guimarães defende o plebiscito enterrado pela Câmara e diz que os partidos não podem "ter medo de ouvir o povo". "É preciso ficar claro que ouvir a população é o meio mais legítimo para reforma política, não é um caminho meia sola como defende a oposição PSDB/DEM e PPS, que a limita a um referendo", afirma o parlamentar.
Guimarães ressalta que o tema está em discussão há 15 anos no Congresso e não avança por falta de consenso sobre os pontos polêmicos. "O plebiscito é a saída, é o diferencial da reforma que tantas vezes já foi discutida no Congresso Nacional. É a melhor forma de destravar o debate e instituir uma reforma política duradoura e que oxigene nossa democracia", defende.
O deputado finaliza dizendo que o Parlamento não pode "ficar surdo às vozes das ruas" e que a proposta da presidente Dilma Rousseff retrata o sentimento da população insatisfeita. "O plebiscito vai ao encontro dessas expectativas. A sociedade deve ser ouvida sempre, pois é dela que emana o poder que exercem os seus representantes", conclui o petista.