Leia Mais
PT terá duas vagas no grupo sobre reforma política, diz presidente da CâmaraPT não deseja volta de Lula, diz Rui FalcãoPT sem consenso sobre nomes para discutir reforma políticaAlves diz que PMDB discute duas propostas sobre reformaVaccarezza coordenará grupo da reforma políticaPT indica Berzoini para grupo da reforma políticaO impasse interno no Partido dos Trabalhadores foi criado porque enquanto a bancada havia indicado o deputado Henrique Fontana (RS) para integrar o grupo, o presidente da Câmara nomeou Vaccarezza para ser coordenador.
A instalação do grupo chegou a ser marcada para a última quarta-feira (10), mas devido às divergências do PT a reunião foi cancelada. Nessa segunda-feira (15), a bancada petista na Câmara se reuniu para tratar do assunto, mas não chegou a um consenso. Para tentar superar o impasse, Henrique Alves voltou atrás e permitiu que o PT tenha dois representantes, um a mais do que os demais partidos.
Depois de instalado, o grupo de trabalho terá 90 dias para elaborar uma proposta de reforma política. A ideia é que a proposta, depois de aprovada pela Câmara e pelo Senado, seja submetida à consulta popular na forma de um referendo.
Há mais de 15 anos, o Parlamento tenta fazer uma reforma política ampla, sem sucesso. Em meio à onda de protestos pelas ruas do país no mês passado, a presidenta Dilma Rousseff propôs a realização de um plebiscito para discutir o tema. A proposta, no entanto, foi rejeitada pela maioria dos líderes da Câmara.