(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisa aponta que Dilma venceria em 2014, mas perderia para Lula

Levantamento feito pelo Ibope em todo o país mostra que em todos os cenários estimulados a presidente seria reeleita


postado em 18/07/2013 19:21 / atualizado em 18/07/2013 19:48

Mais um levantamento simulando o cenário da competição à Presidência em 2014 aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita. Segundo a pesquisa nacional Ibope, feita em parceria com o jornal O Estado de São Paulo e divulgada nesta quinta-feira, a disputa seria mais acirrada. Conforme os números levantados, Dilma teria 30% das intenções de voto estimuladas, contra 22% de Marina Silva, - atualmente sem partido -, 13 % para Aécio Neves (PSDB) e 5% de Eduardo Campos (PSB). A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 14 de julho em 140 municípios de todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram ouvidos 2.002 pessoas com 16 anos ou mais.

Ainda conforme o levantamento, se Dilma fosse substituída por Lula nos questionários, os percentuais seriam diferentes. Nesse cenário, Lula venceria o pleito com 41% dos votos, contra 18% de Marina, 12% para Aécio e 3% de Eduardo Campos. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, também teve o nome acrescentado na pesquisa estimulada. Nesse caso, as três primeiras colocações não sofreriam alterações, com o magistrado aparecendo apenas à frente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Dilma ficaria com 29% das intenções, Marina com 21%, Aécio com 12%, Barbosa com 6% e Campos com 5%.

No mesmo cenário, mas com Lula, o ex-presidente ficaria com 10 pontos a mais que Dilma, alcançando 39%. Marina ficaria com 17%, Aécio permanece com 12% e Barbosa com 6%. Já Eduardo Campos alcançaria 3% das intenções de voto. 

Já no caso da pesquisa espontânea, em que o leitor foi perguntando em quem votaria para presidente se a eleição fosse hoje, Dilma também sairia vitoriosa do pleito. A petista ficaria com 16% dos votos, contra 12% de Lula, 5% de Aécio, 4% de Marina, 3% Joaquim Barbosa, 3% José Serra (PSDB). Já o tucano Geraldo Alckmin e Eduardo Campos (PSB) alcançariam apenas 1% dos votos.

Se for comparada com a pesquisa anterior, Dilma despencou 19%. No último levantamento, a presidente alcançou 35% das citações, contra 16% de agora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)