Leia Mais
Serra nega que esteja trocando o PSDB pelo PPSSerra tenta viabilizar nova candidatura ao PlanaltoSerra critica o programa Mais MédicosPPS defende que Brasil mantenha asilo a bolivianoJosé Serra recebe alta de hospital em São PauloSerra é submetido a cateterismo no Hospital Sírio-LibanêsHerança de governo Dilma será muito adversa, diz SerraPPS: cenário em 2014 é 'muito favorável' para oposição"O tempo dele não é apenas o legal, mas o tempo político, até porque é preciso que consiga arregimentar aliados. Ele não pode ser o liderado, ele, neste processo, está liderando e, portanto, não pode ser último a decidir. Acho que essa decisão será tomada em breve, mas o Serra é o Serra e tem o seu próprio tempo de avaliação", diz Freire.
O processo de fusão entre PPS e PMN refluiu devido a problemas em negociações nos estados e à decisão do partido de Freire de só formalizar a união após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma consulta sobre fusão de partidos. O PPS quer esperar para saber se a MD poderá receber parlamentares de outros partidos sem que estes percam o mandato ou se a janela para troca estaria aberta apenas para a saída de insatisfeitos com a fusão.
As conversas foram retomadas nas últimas semanas. Freire acredita que a decisão do TSE pode ser proferida no início de agosto e aí não haveria mais dúvidas para a fusão. Ele afirma que a união poderá até acontecer antes caso PPS e PMN decidam conjuntamente que não vale a pena esperar pelo posicionamento da justiça eleitoral.