João Valadares
Nos bastidores do Planalto, circulou a informação de que ocorreram pequenos ruídos entre os dois, que já trabalharam de maneira bastante afinada no governo Lula. Um dos interlocutores palacianos informa que, inicialmente, Franklin Martins teria feito críticas pontuais à condução da imagem do governo em relação à insatisfação das ruas. Defendeu que era preciso mais conteúdo político e fortalecimento real dos programas sociais da gestão do que necessariamente ações de marketing. Ele é partidário da teoria de que não adianta um embrulho bonito se o presente não é bom.
Franklin teria feito a avaliação de que as manifestações têm um lado positivo por tirar o governo da zona de conforto. Defendeu a Constituinte exclusiva e o plebiscito em relação à reforma política. Nas conversas com a presidente, reforçou que o povo precisava ser ouvido neste momento. Um governista avaliou, de maneira reservada, que, por outro lado, João Santana tenta reforçar uma linha de ação em que a presidente sustente o discurso e ações direcionadas à chamada nova classe média, que paga impostos, no entanto, não recebe serviços de qualidade.
Bastante ligado ao ex-ministro José Dirceu, Franklin Martins foi acionado e atuou muito mais como emissário de Lula, que estava fora do país no momento de maior turbulência das ruas. Quando Dilma foi a São Paulo para a reunião com o ex-presidente, no início de junho, Franklin participou do encontro.
CONSELHEIRO Fontes ouvidas pela reportagem alegam que não existe nenhuma informação de que o jornalista integrará o governo. A figura de Franklin é avaliada como um conselheiro que defende o posicionamento da gestão mais à esquerda. “Na situação de emergência, a presidente montou uma bancada de conselheiros. Franklin Martins é homem inteligente. E o melhor: o que ele fala, todos entendem que é a opinião de Lula. Por isso, tem que ser respeitado”, resumiu um político bastante ligado ao ex-presidente petista.
A atuação do governo federal nas redes sociais é alvo de crítica de representantes de vários segmentos da gestão. Há quem diga que João Santana gasta todas as energias na televisão e esquece a comunicação feita pela internet. Esse grupo quer que o Planalto fortaleça e amplie o número de blogueiros “amigos” da gestão para formar a opinião pública e combater visões consideradas conservadoras de um segmento da imprensa. (Colaborou Leandro Kleber)