(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pedido de CPI mista para investigar obras da Copa já tem assinaturas suficientes

Era necessário que 171 deputados e 27 senadores concordassem, mas o número de apoiadores foi superior


postado em 22/07/2013 15:27 / atualizado em 22/07/2013 15:34

A criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), para investigar supostos desvios de recursos públicos nas obras da Copa de 2014, já tem a quantidade suficiente de assinatura de deputados e senadores para ser criada. Nesta segunda-feira, a Mesa do Congresso concluiu a conferência do nome dos parlamentares no requerimento que apóia a medida. De acordo com o autor do pedido, deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), após analisar 180 acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre diversas obras da Copa, os documentos apontam indícios de superfaturamento.

Era necessário que 171 deputados e 27 senadores concordassem, mas o número de apoiadores foi superior. Ao todo, 186 deputados e 28 senadores concordaram com a abertura de CPI mista. O pedido foi protocolado pelo deputado federal Izalci na quarta-feira da semana passada.

O requerimento precisa agora ser lido em sessão conjunta do Congresso, o que só deve ocorrer em 20 de agosto. Na ocasião, os parlamentares vão deliberar sobre os vetos presidenciais, mas a decisão sobre a leitura ou não do pedido cabe ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Até a meia-noite do dia em que for realizada a leitura, os parlamentares podem retirar ou incluir assinaturas, o que pode até mesmo inviabilizar a abertura da CPI mista.

Se aprovada, a CPI mista será destinada a apurar, no prazo de 180 dias, os fatos e responsáveis por possíveis irregularidades no uso de recursos públicos federais nas obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Com  Agência Senado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)