Leia Mais
Decisão pode pôr em risco Lei Ficha LimpaTSE abre precedente para barrados pela Ficha LimpaCâmara dos Deputados lança comunidade virtual para discutir reforma políticaProtestos impõem reforma nos partidosPara OAB, reforma política é dívida do Congresso NacionalCandidatos enrolados na Justiça estão de olho nas urnasComissão do Senado aprova "ficha limpa" para servidores comissionadosFinanciamento
O projeto visa combater o financiamento de empresas a campanhas eleitorais já para as eleições de 2014, e prevê pena de detenção e cassação de mandato para quem praticar caixa dois. O voto distrital, a cláusula de barreira para partidos, as coligações proporcionais e o impedimento de coligações definidas pelo presidente da OAB como “oportunistas” também estão em pauta. No encontro de hoje, também ocorrerá um seminário sobre temas como reforma política, referendo e plebiscito.
A meta da OAB é concluir a coleta das assinaturas em 30 dias para que a proposta seja apresentada em agosto no Congresso Nacional. A entidade espera obter mais de 1,6 milhão de assinaturas em todo o país. “Em Pernambuco tentaremos alcançar cinquenta mil com o apoio da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), fundamental para a capilaridade da coleta de assinaturas”, acrescenta Pedro Henrique. A mobilização nas igrejas para a coleta de assinaturas será feita com o apoio do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
O evento contará com a participação do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, para quem, a mobilização será capaz de mudar o Brasil. “Muitos duvidavam que os congressistas aprovassem as medidas (propostas pelo Ficha Limpa) e deu no que deu”, disse.
Confira os principais pontos da proposta do projeto de iniciativa popular
Aprimoramento do sistema proporcional de representação popular, buscando fortalecer a figura do partido político fazendo uma votação em dois turnos. No primeiro turno, o eleitor vota no partido. No segundo, escolhe o candidato
Tirar as amarras que restringem as campanhas aos três meses anteriores ao pleito
Combater o financiamento de empresas a campanhas eleitorais
Criminalizar o caixa dois
Proibir que sejam feitas campanhas por pessoas jurídicas
Maior participação da verba pública no financiamento eleitoral
Discussão do voto distrital, cláusula de barreira para partidos e coligações proporcionais