Leia Mais
Ex-prefeito de Lagoa dos Patos e Pirapora é condenado por improbidade administrativaJustiça Federal condena João Paulo Cunha e Marcos Valério por improbidadeJustiça abre processo contra Dirceu por improbidadeMaranhão é o estado com maior número de ações por improbidade administrativaEx-governador do PR é condenado por improbidadeLacuna
Ivan Valente diz ter apresentado o projeto justamente para “preencher essa que é uma das lacunas legais que têm dificultado a participação popular no controle mais efetivo da gestão dos recursos públicos”.
O deputado lembra que a participação popular na gestão pública já está prevista na Constituição e nas leis. Mas entende que isso é insuficiente sem que “haja penalidades para os gestores públicos que desrespeitem esses princípios”.
Além do aspecto do combate à corrupção, ele enfatiza a importância social do projeto ao ampliar as garantias legais para a participação da sociedade no processo legislativo e na gestão das cidades: “A especulação imobiliária e o processo de exclusão das comunidades periféricas demandam novos instrumentos jurídicos de proteção dessas comunidades, que são extremamente vulneráveis do ponto de vista social”.