Leia Mais
Petista busca apoio tucano contra suspensão de TRFsJuízes estão indignados com suspensão de novos TRFsCriação de TRF em Minas é suspensaEstudo do Ipea mostra que TRF de Minas começará operando com 201 mil processosCusto de criação de TRF em Minas e outros estados é de R$ 922 milhões, aponta IpeaAto pela criação de tribunais federais mobiliza magistrados e advogados em BrasíliaPrisão de réus do mensalão pode ficar para 2014, diz STF Parlamentares unirão forças para garantir criação de TRF em Minas e outros estadosFrente parlamentar realiza ato em defesa de novos tribunais regionaisUma das principais articuladoras da proposta dos novos tribunais no Legislativo, a OAB pede ingresso no processo na condição de interessada. Inicialmente, a entidade alega que a Anpaf não tem legitimidade para propor a ação, pois não representa um grupo específico de profissionais.
Para a OAB, o Estado não é obrigado a ampliar a toda a estrutura da Justiça quando expande determinado setor. A entidade alega que a Anpaf busca satisfazer “meros interesses econômicos e corporativos” que não tem relação com a necessidade de ampliar a estrutura da Justiça Federal.
A OAB também alega que a tramitação do projeto foi regular, pois o Congresso tem competência para alterar a estrutura do Judiciário por meio de proposta de emenda à Constituição, especialmente se a alteração for no sentido de expansão do Poder. Ao acatar pedido da Anpaf, Barbosa alegou que a iniciativa sobre os novos tribunais deveria ter partido do Judiciário, sob risco de abrir precedentes para futuras interferências entre os Poderes.
A OAB destaca que a eficiência técnica e econômica da criação de tribunais não pode ser analisada agora no Supremo, pois o tema foi objeto de discussão política no Congresso Nacional desde 2001.