Durante discurso na cerimônia de repasse de verbas para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, nesta quarta-feira, na prefeitura de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff comentou os resultados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), apresentados nessa terça-feira, e disse que o Brasil, descrito pelo índice, impressiona pelos avanços no enfrentamento da desigualdade.
Leia Mais
Cidades mineiras são a grande maioria entre as que tiveram melhor IDHM no SudesteCidades com menor IDH têm maior índice de corrupçãoEducação sustenta aumento do IDHM no BrasilLavoura no lugar da escola reflete baixo IDHM de cidade mineiraDilma mudará lei para Estado gastar mais em transporteA presidente lembrou que os maiores avanços foram registrados nas regiões Norte e Nordeste, diminuindo a desigualdade regional. “Progredimos em todos os itens que compõem o índice, com destaque para a educação com 65% de contribuição. Esta é uma área associada à construção do futuro do nosso país. Não seremos uma nação desenvolvida se o processo não se transformar sistematicamente em uma tendência constante e crescente de melhoria".
De acordo com os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a área da educação teve o maior crescimento relativo no IDHM, com 129% no período de 1991 a 2010. O principal responsável pelo crescimento foi o aumento de 156% no fluxo escolar da população jovem.