Uma equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) deve visitar os municípios do estado escolhidos para receber profissionais inscritos no programa Mais Médicos, do governo federal. Até agora, 57 cidades vão contar com 64 médicos brasileiros e 75 estrangeiros, segundo balanços divulgados pelo Ministério da Saúde. O objetivo das vistorias é coletar informações sobre a infraestrutura urbana e os serviços de saúde existentes em cada localidade, que deverão compor relatório a ser entregue ao ministério.
O órgão também quer saber há quanto tempo os profissionais se formaram, se estão satisfeitos com a remuneração recebida ou se fazem plantões para aumentar a renda. O extenso roteiro busca coletar dados sobre a população local, a condição das rodovias de acesso e se existe algum aeroporto, o número de instituições de educação, entre outros. Ainda não há prazo para o fim das visitas.
Hoje, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulga a relação final de profissionais brasileiros e estrangeiros que confirmaram a participação no programa Mais Médicos e dos municípios beneficiados na primeira rodada de inscrições.