Os quatro trechos que tiveram a concorrência encerrada, um total de 68,1 quilômetros, custarão ao governo federal R$ 961,8 milhões. Em todos, os vencedores foram as empresas que apresentaram o menor preço – conforme o regulamento da licitação, ganha a disputa quem apresentar a melhor combinação entre preço e preparação técnica para realizar o serviço. Conforme antecipado com exclusividade pelo Estado de Minas na semana passada, as máquinas que farão o serviço já deverão estar na 381 em outubro, segundo o Dnit.
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Novo cronograma é apresentado após atraso para início da reforma da BR-381Radares têm pouca influência na redução de acidentes e mortes nas rodovias federaisSinalização em trecho perigoso da Rodovia da Morte é "decorativa" para motoristasSeis trechos da BR-381 já têm vencedores em licitação para duplicar a rodoviaDNIT é acusado de superfaturar obra no rio ParanáDnit encerra processo de licitação para obras na BR-381BR-381 enfrenta mais entraves na duplicaçãoLicitações apontam economia de R$ 40 milhões em obras da BR-381Com duplicação da BR-381, número de mortes pode cair até 60%Nos cinco trechos que tiveram apresentação de recursos – todos feitos por empresas que pediram preços mais elevados para as obras –, os questionamentos são por possíveis erros nas notas atribuídas às vencedoras ou por supostos procedimentos indevidos da comissão de licitação do Dnit. De acordo com as regras da concorrência, os motivos dos recursos deverão ser enviados ao departamento em cinco dias úteis contados a partir de ontem, data da liberação da ata da disputa. Encerrado o prazo, passa-se a contar mais cinco dias para os argumentos de quem é citado nos recursos.
Histórico A etapa inicial da licitação, a abertura dos envelopes, ocorreu entre 13 e 17 de junho. Em visita a Varginha, Região Sul de Minas, na última quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou que até setembro os contratos para a obra seriam assinados. A disputa foi realizada sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), o mesmo aplicado para agilizar as obras da Copa do Mundo de 2014. Dos 11 lotes, seis tiveram propostas com valores dentro do limite previsto no edital, enquanto outros cinco ficaram acima do estabelecido no documento da concorrência. Em relação a esses casos, a concorrência prevê negociações diretas com as empresas, como as ocorridas ontem.
A concorrência para a duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no formato RDC, teve dois atrasos. O primeiro em 21 de janeiro, por pressão de empreiteiras que não concordaram com pontos do edital, o governo federal suspendeu a disputa para seis dos 11 lotes. No mês seguinte, pelo mesmo motivo, a disputa pelos outros cinco lotes também foi paralisada.
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