Leia Mais
Financiamento público de campanha deve elevar doações ilegais, diz diretor de ONGDilma nega estar em campanha pela reeleição em 2014Ministro quer fim de financiamento privado de campanhaChinaglia defende reforma maior para doações eleitoraisFinanciamento exclusivo não atrapalhará eleição, diz Alckmin Supremo analisa doação de dinheiro para campanhas eleitoraisAlém de proibir a doação das empresas, Coêlho ressaltou a necessidade de punição rigorosa para prática do caixa 2. “Se vamos proibir a doação nas campanhas, temos que criminalizar o caixa 2. Também estamos sugerindo a cassação automática para quem for flagrado com prática de caixa 2, fazendo uma cercadura muito forte à contribuição ilícita. Temos que desestimular a contribuição ilícita.”
O presidente da OAB lembrou que na última terça-feira (13), ao lado de outras entidades da sociedade civil, a OAB apresentou ao Congresso um projeto de lei de iniciativa popular sobre a reforma política. Chamada de Eleições Limpas, a proposta prevê, entre outros pontos, a proibição da doação de pessoa jurídica e a criminalização do caixa 2.
Criado em julho, o grupo de trabalho da Câmara para discutir a reforma política tem prazo e três meses para apresentar uma proposta de reforma a ser votada posteriormente pela Casa.