Leia Mais
Rede de Marina não revela nome de financiadoresEm entrevista ao Estado de Minas , Marina afirma não pensar em outro partidoEx-senadora Marina Silva critica cartóriosLíder do PT defende fim da migração de fundo partidário Marina Silva começa a focar na vaibilização da candidatura em 2014'Não estamos operando no vácuo', diz advogado da RedeMinistros do TSE criticam estratégia de Marina para registrar a RedeMarina tenta última cartada no TSE para registrar RedeMarina dá entrada no TSE ao pedido de registro da Rede SustentabilidadeRede confirma que pedirá registro definitivo no TSEMarina Silva inicia registro de partido no TSEMarina proíbe apoiadores de discutir 'plano B' para 2014“Como a Marina está em segundo lugar nas pesquisas e com o menor índice de rejeição, me dá a impressão que estão querendo dizer assim: Olha lá a Marina, fraudando assinaturas para criar o partido”, avaliou Oliveira.
Prazo
No próximo dia 5 de outubro, termina o prazo para o Rede, criado em frevereiro deste ano, conseguir o registro definitivo para viabilizar não só a candidatura de Marina Silva no que vem mas também aos demais cargos disputados nas eleições majoritárias (senador, governador) e proporcional de 2014 (deputados estaduais e federais).
Oliveira disse que os apoiadores da nova legenda já foram obtidos em torno de 1 milhão de assinaturas para referendar o partido diante da Justiça. Desse total, no entanto são necessárias, 491 mil asssinaturas de eleitores. De acordo com a lei, todas as assinaturas devem ser conferidas e validadas pelos cartórios eleitorais. “Se não formos vítimas da burocracia e da falta de estruturas dos cartórios eleitorais brasileiros, vamos conseguir cumprir o prazo.”, disse Oliveira.
Irregularidades
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, publicada na edição desta quarta-feira, ao menos dois eleitores do município de Ourinhos, no Oeste Paulista, que aparecem na lista de apoiadores do partido, declararam que não assinaram nenhuma ficha ou documento.
O mesmo indício de fraude teria sido registrado em cartórios de Mogi das Cruzes, em São Bernardo do Campo e em São José do Rio Preto, também no estado de São Paulo.
O promotor responsável, Marcos da Silva Brandini, destacou que deverá ser feito o exame grafotécnico para confirmar a veracidade das assinaturas dos possíveis eleitores.