Rodrigo JanoT assumirá o cargo em momneto crucial do julgamento do mensalão - Foto: Valter Campanato/ABR Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça do Senado marcou parao proximo dia 29 (quinta-feira da próxima semana), pela manhã, a sabatina de Rodrigo Janot, nomeado novo procurador-geral da República pela
presidente Dilma Rousseff. Janot substituirá Roberto Gurgel, que deixou o cargo na última quinta-feira (15).
MensalãoO novo representante do Ministério Público assume o cargo em momento crucial do julgamento do mensalão - a Ação Penal 470 -, que levou à condenação de importantes figuras do PT, como ex-ministro José Dirceu. Ele também irá atuar no chamado mensalão mineiro, que envolve diversas figuras de destaque do PSDB. Terá de atuar, ainda, em inúmeras ações abertas nos últimos dias pelo seu antecessor, Roberto Gurgel, envolvendo deputados e senadores.
Durante o processo de escolha, Rodrigo Janot também articulou-se bastante nos bastidores entre os políticos. Ele chegou a confidenciar a amigos que se reuniu com integrantes de vários partidos da base aliada, em que tem bom trânsito, para se cacifar ao cargo.