Leia Mais
Licitações apontam economia de R$ 40 milhões em obras da BR-381Com duplicação da BR-381, número de mortes pode cair até 60%EM percorre trechos licitados da BR-381 e população fala das expectativas com as obrasDnit conclui a licitação para duplicação de quatro dos 11 lotes da BR-381Novo cronograma é apresentado após atraso para início da reforma da BR-381Dnit encerra processo de licitação para obras na BR-381O mesmo aconteceu para o segundo percurso. Na primeira sessão, o mesmo grupo havia apresentado o menor valor na disputa, de R$ 311,6 milhões. O pedido foi reduzido para R$ 243 milhões, total que também não atendeu ao governo. O sistema usado na licitação para a duplicação da estrada é o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), o mesmo aplicado para agilizar as obras da Copa do Mundo de 2014. O modelo prevê que o Dnit feche um valor máximo a ser gasto. O montante não é revelado. Ficam com a obra as empresas que oferecem o menor valor abaixo do estabelecido pelo Dnit.
As duas licitações que já haviam sido suspensas foram para os trechos que ficam entre o Ribeirão Prainha e o acesso sul de Nova Era (18,8 quilômetros), e desse ponto até João Monlevade (20,7 quilômetros). Com os quatro cancelamentos, o total de quilômetros da BR-381 que serão licitados novamente chega a 70,9. O trajeto entre Belo Horizonte e Valadares é de 303 quilômetros. Os lotes que tiveram a concorrência cancelada ontem estavam no grupo de cinco que aguardavam prazos para entrada de recursos.
Outros quatro trechos, um total de 75,6 quilômetros, já tiveram a disputa encerrada e resta agora a emissão da ordem de serviço, que deve ocorrer até outubro. O valor a ser pago pelo governo federal soma R$ 961,8 milhões. Um desses trechos fica entre o entroncamento da MG-320, no acesso a Jaguaraçu, até o Ribeirão Prainha (28,6 quilômetros). Outros dois são túneis previstos no mesmo trajeto, na região do Rio Piracicaba (825 metros), e próximos à cidade de Antônio Dias (1,2 quilômetro). O quarto percurso vai do Rio Una até o entroncamento da MG-435, entrada para Caeté (37,5 quilômetros). A proposta para os túneis no Rio Piracicaba teve valor reduzido em negociação realizada na semana passada e ainda não foi homologada.
Os três trechos restantes também estão em fase de apresentação de recursos. São os lotes que ficam entre o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares, e o acesso para Belo Oriente (72,8 quilômetros), desse ponto até o entroncamento com a MG-320, no acesso para Jaguaraçu (60,2 quilômetros), e de João Monlevade até o Rio Una (33 quilômetros).
Antes dos cancelamentos da licitação para os quatro lotes a concorrência para a duplicação da BR-381, sob o formato RDC, já havia sofrido dois atrasos. O primeiro em 21 de janeiro de 2013. Por pressão de empreiteiras, que não concordaram com pontos do edital, o governo federal suspendeu a disputa para seis dos 11 lotes. No mês seguinte, pelo mesmo motivo, a concorrência pelos outros cinco lotes também foi cancelada.