"Eu tenho um temperamento que não se adapta bem à política. Isso porque eu falo o que eu penso", disse Barbosa, personagem do "Saturday Profile" ("perfil de sábado") do NYT. "Não sou candidato a nada."
Leia Mais
Associações de juízes divulgam nota criticando uso do termo "chicana" no STFBarbosa não pede desculpas e Lewandowski diz que episódio é 'lamentável'Entidades veem risco para a Corte o comportamento de Joaquim BarbosaPresidente do STF, Joaquim Barbosa leva pito e enfrenta brigaBarbosa pede aumento do salário do STF para R$ 30 milJustiça Eleitoral manda tirar site de Joaquim Barbosa do ar"Sempre foi assim", disse ele, afirmando que os argumentos agora são apenas mais fácil de se ver, porque os trabalhos do tribunal são televisionados.
O jornal fez também uma ligação entre o trabalho do tribunal e a onda de protestos que tomou o País. Barbosa explicou que discorda da violência de alguns manifestantes, mas disse acreditar que os movimentos de rua são "um sinal de exuberância da democracia."
"As pessoas não querem ficar passivas e observar esses arranjos da elite, o que sempre foi a tradição brasileira", disse ele.