Leia Mais
Fim do voto secreto é reação à manutenção do mandato de deputado condenadoCâmara dos Deputados aprova fim do voto secreto Presidente da Câmara pede desculpas à sociedadePresidente da Câmara promete votar hoje PEC que acaba com voto secretoLíder do PT na Câmara defende votação da PEC do Voto AbertoMinistra promete verbas e obras em reunião no Norte de Minas GeraisOutro objetivo do acordo é definir que os parlamentares não modificarão a versão aprovada pelo Senado, pois, se isso ocorrer, a PEC volta àquela Casa para nova deliberação, o que atrasa mais o processo. Há outra proposta (aprovada em primeiro turno em 2006) pronta para o plenário, mas, além de acabar com o voto secreto para as cassações, ela abre o voto em outras situações, o que poderia complicar a aprovação. “O que não conta com a disposição dos parlamentares de votar fica em uma guerra interminável. Temos que aproveitar que o clima ficou favorável ao voto aberto para perda de mandato por causa da absolvição do Donadon. É o que a PEC 196 faz e vou me empenhar na aprovação dela”, garantiu Sibá Machado.
Falta combinar com o relator Vanderlei Macris (PSDB-SP), a quem cabe apresentar o parecer para votação na comissão. Segundo a assessoria dele, o parlamentar está fora do país, mas já fixou prazo até 25 de setembro para dar sua posição. É preciso também combinar com um grupo na Casa que faz movimento para retardar ou inviabilizar a abertura dos votos. Para aprovar a PEC são necessários 308 votos favoráveis. Um a menos e a chance de acabar com o anonimato das decisões cai.
FAZENDO AS CONTAS
Prazos para a tramitação da PEC
Na Comissão especial
» 40 sessões ordinárias de plenário, a partir de 22 de agosto (até agora houve duas reuniões deliberativas e o prazo se encerra em 27 de novembro).
» Dentro das 40, 10 sessões
para apresentação de emendas (18 de setembro).
» Publicado o parecer (o que pode ocorrer até 27 de novembro): 2 dias de interstício para ir a plenário (29 de setembro).
No plenário
» Cinco dias entre a votação de primeiro e a de segundo turno, para as quais são necessários 305 votos favoráveis em cada.
» Por acordo de líderes, todos os prazos podem ser derrubados.