Leia Mais
Assembleia de Minas estuda como acabar com auxílio- moradiaAuxílio-moradia para deputados depende dos líderes da Assembleia de MinasAuxílio-moradia de deputados está com os dias contados em MinasSem auxílio-moradia, Assembleia de São Paulo eleva bônus de gabinetePagamento de auxílio-moradia causa polêmica nos Ministérios PúblicosAssembleia de Minas acaba com auxílio-moradia para deputados proprietários de casas na Região Metropolitana de BHProjeto na Assembleia prevê corte rigoroso de auxílio-moradia a deputadoAssembleia de Minas deve cortar auxílio-moradia a deputados com imóveis em BHDeputados da Assembleia de Minas estão "em pé de guerra"Outra discussão técnica que a Casa faz é se a medida será tomada por resolução ou proposta de emenda à Constituição. No primeiro caso cabe à Mesa apresentar a proposta que precisa de quórum simples para votação: 39 presentes e pelo menos 20 votos favoráveis. A outra opção, defendida por um grupo de deputados, é incluir a mudança no auxílio-moradia na proposta de emenda à Constituição que estende aos outros poderes a proibição de os membros receberem mais do que 13 salários por ano. A proposta está pronta para votação em plenário.
Hospedagem Em fevereiro, decisão judicial contra o Legislativo paulista determinou o fim do adicional para os 94 deputados estaduais de São Paulo e, para não ficar sem nada, os paulistas criaram o auxílio-hospedagem no mesmo valor, mas pago somente a quem comprove não ter moradia na capital. Também em resposta a manifestações populares, a Assembleia do Tocantins acabou em julho com o auxílio-moradia, que, por ato da Mesa, era de R$ 3.429,50.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais não tem um levantamento oficial de quem tem casa nos arredores de BH. O Estado de Minas mostrou que, em fevereiro de 2011, pelo menos 26 deputados entre os que recebiam auxílio-moradia tinham apartamentos em seus nomes em BH, conforme dados apresentados à Justiça Eleitoral. Dois anos depois, em fevereiro deste ano, o EM mostrou que este número subiu para 32 com a nova configuração da Assembleia, que teve mudança de deputados por causa das eleições municipais de 2012.
Quem abriu mão da verba
De acordo com a Assembleia, já abriram mão do auxílio-moradia Alencar da Silveira Jr. (PDT), André Quintão (PT), Anselmo José Domingos (PTC), Célio Moreira (PSDB), Dinis Pinheiro (PSDB), Fabiano Tolentino (PSD), Fred Costa (PEN), Ivair Nogueira (PMDB), João Leite (PSDB), João Vitor Xavier (PSDB), Cabo Júlio (PMDB), Luzia Ferreira (PPS), Maria Teresa Lara (PT) e Marques Abreu (PTB).