Leia Mais
Ministro do STF suspende sessão da Câmara que manteve mandato de Donadon Alves é aconselhado a esperar plenário do STF para decidir caso DonadonChinaglia diz que plenário do STF pode mudar liminar sobre caso Donadon“Nós do PSB decidimos abrir um segundo caminho contra o deputado Natan Donadon que é a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar”, disse o presidente em exercício da legenda, deputado Beto Albuquerque (RS). De acordo com Albuquerque, não há relação entre a absolvição de Donadon e a representação apresentada pelo PSB. “Ele não foi processado sobre isso . Ele deve ser , porque a quebra de decoro quem deve resolver é a Câmara”.
De acordo com Beto Albuquerque, a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar é um caminho que a Câmara tem para “redimir do equívoco de não ter cassado quem está preso e condenado”. Segundo o parlamentar, a quebra de decoro não está presa ao crime cometido. “Ela é ampla e sem definição fática concreta. O decoro é análise do efeito que a prisão de Donadon tem sob o Parlamento. O fato é que sua vinda aqui algemado, seu voto, envergonha o Parlamento, a quebra de decoro está embasada na questão política”, disse.
Natan Donadon está preso desde o dia 28 de junho, no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Ele foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, pelo desvio de mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.