Leia Mais
Polícia Federal prende ex-prefeito de Coração de Jesus, no Norte de MinasEx-prefeito em Minas é preso por suspeita de desvio de recursos da construção de crecheEm 2012, Cordeiro foi destaque no noticiário nacional, por ter sido monitorado pela Polícia Federal com o auxílio de uma tornozeleira eletrônica. Na época, ele estava no terceiro mandato da prefeitura e concorria à reeleição. Foi a primeira vez no país que a tornozeleira eletrônica foi utilizada para monitorar um prefeito.
Além de Antônio Cordeiro, o dispositivo foi usado pelo ex-secretário de Administração, Ângelo Pedro Neto, que também era contador da prefeitura, e pelo ex-secretário de Transportes, Joanh Kennedy Versiani. Os três foram proibidos de se encontrar com outros investigados e de se aproximar do prédio da prefeitura. Conforme relatório divulgado pelo MPF, a ordem foi descumprida por Toninho inúmeras vezes, valendo-se de vereadores e correligionários para tentar afastar o vice-prefeito do cargo e ganhar acesso ao prédio da prefeitura.
Os crimes tiveram início no fim de 2010, quando o ex-prefeito solicitou ao Ministério da Integração Nacional recursos federais para obras de emergência em razão das chuvas que caíram naquele ano. A verba de R$ 2 milhões destinada à recuperação de 100 km de estradas vicinais na zona rural do município e na reconstrução de 18 moradias na área urbana nunca foi utilizada pela administração de Toninho Cordeiro.
*Com informações de Luiz Ribeiro