Leia Mais
Dirceu quer assistir à sessão desta 4ª feira com a famíliaProcesso não se encerra com decisão do STF, diz DirceuDirceu ataca direita às vésperas de ter prisão decretadaAmigos acompanham julgamento com Dirceu em São Paulo José Dirceu evita clima de festa durante votação do STFJosé Dirceu acompanha julgamento ao lado de familiaresO documentário vai abordar desde o período em que Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil até o final do julgamento do mensalão. "A ideia é acompanhar a intimidade deste personagem controverso num momento importante de sua vida. Acho que o filme pode ficar interessante e, do ponto de vista criativo, é um enorme desafio", diz Tata.
A cineasta pretende viajar para os EUA, Cuba, Venezuela para ouvir uma "lista grande de pessoas", mas diz que não fará um filme de entrevistas, jornalístico. "É mesmo um documentário de observação. Acho que, no Brasil, não temos a tradição de tematizar acontecimentos no calor do momento. Este será mais um desafio do filme: trabalhar com o atual, o contemporâneo, o 'hoje'", afirma.
De algumas entrevistas preliminares, Tata já conta com quase 20 horas de material. "Tenho acompanhado José Dirceu, sim. É muito interessante partilhar do cotidiano de uma pessoa num momento tão decisivo de sua vida", considera.