Leia Mais
Dilma quer que licitação da BR-050 seja bem-sucedidaDilma põe Pronatec entre principais iniciativas oficiais'Saúde da população está em 1º lugar', afirma DilmaDilma Rousseff diz em Uberlândia que Brasil não negocia saúdeDilma e Lula estão reunidos na Granja do TortoDilma diz que valorização do professor será uma das prioridades para uso dos royaltiesDilma diz que não adianta PIB crescer sem melhorar qualidade de vida da populaçãoEla reiterou que o projeto que prevê 50% do fundo social do pré-sal para a educação é uma lei "importantíssima". "Significa que nós todos podemos ter certeza que nos próximos 30 a 50 anos o Brasil terá dinheiro para gastar em educação. Gastar em educação é investir na pessoa", completou.
A presidente destacou que é importante investir na alfabetização na idade certa e garantir o ensino em tempo integral, em dois turnos. "Em alguns Estados, na nossa federação, 35% das crianças aos oito anos não sabem ler e escrever de forma simples nem fazer as quatro operações", afirmou.
Dilma falou ainda sobre a importância da formação técnica. "Nos países desenvolvidos, para cada um universitário, há dez professores com especialização técnica", disse. "Vamos fazer o Pronatec tornar-se um programa permanente do governo. Vocês sempre terão de melhorar sua especialização", disse Dilma aos formandos do Pronatec.
"O Brasil precisa de ensino técnico para poder competir no mundo, para melhorar nossa economia." A presidente disse ainda que o mundo está entrando no que chamou de "economia do conhecimento", pela qual "quanto mais estudo, melhor". (Colaborou Guilherme Waltenberg)