Morreu na noite desta sexta-feira, aos 63 anos, o ex-ministro do governo Lula e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Gushiken. Ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Trajetória no PT ao lado de Lula
Casado e pai de três filhos, Gushiken era bancário e conheceu o ex-presidente Lula na década de 70, quando era secretário-geral do sindicato da categoria em São Paulo. Um dos fundadores do PT, o ex-ministro foi presidente nacional do partido de 1988 a 1990 e duas vezes coordenador da campanha de Lula a presidente (eleições de 1989 e 1998).
Em 2002, depois da eleição de Lula, Gushiken fez parte da equipe de transição e assumiu como ministro na pasta da Secretaria de Comunicação. Além disso, ainda exerceu três mandatos de deputado federal pelo PT.
Leia Mais
Mesmo com absolvição, defesa de Gushiken vê "erro de fundamentação" do STFCorpo de Luiz Gushiken é enterrado em São PauloLula e autoridades deixam cemitério sem dar declaraçõesDilma deixa velório de Gushiken sem dar declaraçõesPara José Dirceu, Gushiken é o principal injustiçado no mensalão"Gushiken contrariou interesses econômicos", diz Gilberto CarvalhoGushiken foi um grande líder sindical, diz vice-presidente Michel TemerMinistra Helena Chagas lamenta morte de GushikenPara Suplicy, Gushiken representou valor "inestimável"Em 2005, o ex-ministro foi acusado de autorizar desvio de recursos do Banco do Brasil para a empresa de Marcos Valério, durante o mensalão. Gushiken, que sempre negou o crime, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano de todas as acusações.
"Partiu com coragem"
Em nota de pesar, a presidente Dilma exaltou a coragem do companheiro de partido. Confira o comunicado na íntegra: