Morreu na noite desta sexta-feira, aos 63 anos, o ex-ministro do governo Lula e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Gushiken. Ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
De acordo com nota divulgada pelo Cemitério do Redentor, na capital paulista, o velório está marcado para as 7h e o enterro para as 16h deste sábado.
Trajetória no PT ao lado de Lula
Casado e pai de três filhos, Gushiken era bancário e conheceu o ex-presidente Lula na década de 70, quando era secretário-geral do sindicato da categoria em São Paulo. Um dos fundadores do PT, o ex-ministro foi presidente nacional do partido de 1988 a 1990 e duas vezes coordenador da campanha de Lula a presidente (eleições de 1989 e 1998).
Em 2002, depois da eleição de Lula, Gushiken fez parte da equipe de transição e assumiu como ministro na pasta da Secretaria de Comunicação. Além disso, ainda exerceu três mandatos de deputado federal pelo PT.
Processo do Mensalão e absolvição
Em 2005, o ex-ministro foi acusado de autorizar desvio de recursos do Banco do Brasil para a empresa de Marcos Valério, durante o mensalão. Gushiken, que sempre negou o crime, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano de todas as acusações.
"Partiu com coragem"
Em nota de pesar, a presidente Dilma exaltou a coragem do companheiro de partido. Confira o comunicado na íntegra: