A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, que chegou nesta segunda-feira, 16, a Brasília, assume o posto em um momento de tensão entre os dois países, devido à denúncias de que a NSA, a Agência Nacional de Segurança norte-americana, teria espionado a presidente Dilma Rousseff. Ainda está indefinida a viagem oficial da presidente Dilma a Washington, marcada para 23 de outubro.
Os Estados Unidos prepararam um vídeo de apresentação da nova embaixadora, disponível na internet, com legendas em português. Nesse vídeo, Liliana diz que teve o privilégio de estudar durante alguns anos no Brasil. "O impacto desse país vibrante e a alma do seu povo ficaram sempre na minha lembrança", narra, enquanto são apresentadas imagens do País e uma cena de Dilma e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apertando as mãos.
O mandato de Liliana Ayalde como embaixadora dos EUA tem início nesta sexta, informa a nota da missão diplomática. No material distribuído à imprensa e no vídeo, é destacado que Liliana Ayalde tem 30 anos de experiência no serviço diplomático. Entre 2008 e 2011 ela serviu como embaixadora dos Estados Unidos no Paraguai. Iniciou a carreira no serviço de Relações Exteriores em 1982 e começou sua carreira internacional em Bangladesh.
A embaixadora nasceu em Maryland e tem bacharelado em Artes pela Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade Americana em Washington e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Tulane, na Louisiana. É casada e tem duas filhas. É fluente em espanhol e português e tem conhecimentos de francês, cita o material da missão diplomática dos EUA.