(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma recebe telefonema de Obama e anuncia amanhã decisão sobre viagem aos EUA

Após denúncias de que os Estados Unidos espionaram dados de brasileiros, incluindo da presidente, Dilma passou a cogitar o cancelamento da visita de Estado ao país


postado em 16/09/2013 20:27

No início da próxima semana, a presidente Dilma viajará aos Estados Unidos, mas para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York(foto: JEWEL SAMAD)
No início da próxima semana, a presidente Dilma viajará aos Estados Unidos, mas para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (foto: JEWEL SAMAD)

O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, informou nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou às 18h30 para a presidente da República, Dilma Rousseff. Conforme o porta-voz, a presidente anunciará nesta terça-feira decisão sobre a viagem ao país, programada para outubro.

De acordo com Traumann, a conversa entre os dois presidentes durou vinte minutos e o porta-voz não revelou detalhes do telefonema. “A decisão sobre Washington será anunciada amanhã”, disse o porta-voz.

Após denúncias de que os Estados Unidos espionaram dados de brasileiros, incluindo da presidente, Dilma passou a cogitar o cancelamento da visita de Estado ao país.

Dilma se reuniu no final do dia com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para discutir o retorno dado pelo governo norte-americano aos questionamentos do Brasil sobre as denúncias de espionagem. Figueiredo esteve em Washington na semana passada para tratar do assunto com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. Há dez dias, durante a Cúpula do G20, na Rússia, o presidente Barack Obama se comprometeu com a presidente Dilma a responder aos questionamentos do governo brasileiro em uma semana, prazo já expirado.

No início da próxima semana, a presidente Dilma viajará aos Estados Unidos, mas para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)