Leia Mais
Governo articula para manter multa de 10% sobre saldo do FGTSMulta do FGTS é o veto que mais preocupa, diz Ideli Fim da multa do FGTS vai prejudicar Minha Casa, Minha Vida, diz IdeliSenado aprova MP que libera recursos para Minha Casa Melhor Proposta do governo sobre FGTS só vigorará em 2014FGTS: negociações deixam ministra otimista com manutenção de veto presidencialVeto à lei que acaba com multa do FGTS não é consenso entre base aliadaCongresso pode derrubar veto de Dilma que mantém multa adicional do FGTSDeputados e senadores terão que decidir na noite de hoje (17) se mantêm a cobrança da multa de 10%, nos moldes anteriores. Pressionados pelo setor produtivo, os parlamentares decidiram cessar a cobrança alegando que a multa já cumpriu a função de corrigir um desequilíbrio existente entre a correção dos saldos das contas individuais do FGTS. Em julho, o Executivo vetou todo o projeto encaminhado pelo Congresso, evitando que a decisão virasse lei.
Os parlamentares analisam também a derrubada de outros 94 vetos feitos pelo Planalto a projetos aprovados pelo Legislativo. A reunião deve seguir os mesmos moldes da sessão que ocorreu no último dia 20 de agosto. Mas a repetição do resultado ainda segue em suspense. Na primeira apreciação dos vetos presidenciais, o governo saiu vitorioso por ter conseguido, a partir de diálogos, convencer deputados e senadores a manter todos os dispositivos suspensos pelo Planalto.
A proposta sobre a multa adicional do FGTS foi adiada naquela ocasião e será o segundo item da pauta a ser analisada hoje. Independentemente do texto alternativo previsto na mensagem enviada hoje pelo Executivo, nas últimas semanas, o governo tentou um acordo com líderes da base aliada nas duas Casas.