Leia Mais
Julgamento dos acusados de comandar Chacina de Unaí é adiadoNove anos depois do crime, Justiça condena autores dos disparos na chacina de Unaí Começa em BH julgamento da Chacina de Unaí STF decide que julgamento de mandante de Chacina de Unaí será em Belo HorizonteDez anos depois, apontados como mandantes da Chacina de Unaí seguem sem julgamentoMinistro do STF avalia adiamento do julgamento da Chacina de UnaíSTF julga nesta terça-feira recurso de réu da Chacina de UnaíO ministro atendeu pedido da defesa de Norberto Mânica para transferir o processo que corre na Justiça Federal em Belo Horizonte para Unaí. Para Marco Aurélio, o adiamento é necessário para que se evite uma "atividade judiciária inútil", já que a Primeira Turma do STF deverá decidir, em outubro, sobre a cidade em que o caso será julgado.
A procuradora Mirian Moreira afirmou ontem que a defesa já havia recorrido ao Tribunal Regional Federal, ao próprio STF e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que haviam mantido a data de ontem. “Agora tiveram deferido o quarto pedido para suspensão do julgamento. É um excesso de recursos por parte da defesa”, criticou. Se o julgamento for transferido para Unaí, o MP pretende pedir o desaforamento, que é a retirada do processo do foro em que o crime foi cometido. Uma das condições em lei para isso é a dúvida sobre a imparcialidade do júri. “Ali (em Unaí) os acusados têm poder econômico e político. Um dos réus (Antério Mânica) foi eleito com 76% dos votos. Então, a gente não vislumbra isenção para extração do conselho de jurados”, argumentou.
Prescrição A procuradora observou ainda que se o julgamento demorar muito os crimes podem prescrever, já que se passaram quase 10 anos da chacina. “Já tivemos o crime de ameaça, também atribuído aos mandantes, prescrito e temos agora a possibilidade de acolhimento da prescrição de formação de quadrilha”, alertou. Ela ressaltou ainda que se Antério Mânica for eleito deputado federal, como já anunciou, o processo retornaria a zero, por que ele passaria a ter foro privilegiado.