Leia Mais
Relatório da MP do Mais Médicos deve ser apresentado hoje Dilma diz que criou Mais Médicos porque ouviu demandas da populaçãoCâmara só votará MP do Programa Mais Médicos com prazo mínimo de 15 dias Tramitação da MP do Mais Médicos está dentro do previsto, diz PadilhaO relator também incluiu artigos relacionados a mudanças nos cursos de graduação em medicina no projeto de lei no qual a MP será convertida. Ele obriga que o número de vagas de residência médica deverá ser igual ao número de médicos que se formarem e que seja feito um teste de progressão na graduação, que analisará o desempenho dos cursos e dos estudantes.
Além disso, Carvalho instituiu mudanças no que ele chama de recursos humanos da área da saúde, de modo a melhorar a formação dos médicos, a quantidade de profissionais e a distribuição deles em todo o país. “Introduzimos um sistema de ordenamento de recursos humanos na área da saúde, abrindo um espaço permanente de diálogo com os ministérios da Educação e da Saúde e conselhos que representam as secretarias de Saúde para debater tudo que é tema relacionado a recursos humanos na área da saúde, em todas as profissões”, explicou.
A Medida Provisória do Programa Mais Médicos recebeu ao todo 567 propostas de emendas. Pelo menos 135 foram totalmente rejeitadas pelo relator. A maior parte delas porque aumentava os impactos financeiros da proposta ou que impedia a atuação de médicos estrangeiros no país.
As demais propostas foram parcialmente ou totalmente aceitas, ou foram ainda consideradas prejudicadas por já tratarem de temas de outras emendas. O relatório de Rogério Carvalho ainda precisa ser votado pela comissão antes de seguir para votação nos plenários da Câmara e do Senado. Os autores das emendas rejeitadas ainda podem pedir votação em destaque para tentar aprová-las na comissão ou em plenário.