Ato do governador Antonio Anastasia publicado, na edição de sábado do Minas Gerais, Diário Oficial dos Poderes do Estado, designa os sete membros integrantes da Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg). A comissão será composta por quatro homens e três mulheres. O governador dará posse aos integrantes da comissão na próxima terça-feira (24/09), em cerimônia realizada no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte.
A comissão da Verdade em Minas Gerais foi instituída por lei promulgada pelo governador no dia 17 de julho deste ano, depois do projeto de lei da deputada Liza Prado ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Decreto governamental publicado no mês passado regulamentou a lei.
A comissão terá prazo de dois anos para a conclusão dos trabalhos. A intenção é acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei Federal 12.528, de 18 de novembro de 2011, nos exames e esclarecimentos sobre as violações de direitos fundamentais praticadas no período de 18 de setembro de 1946 até a data da promulgação da Constituição do Brasil (5 de outubro de 1988), além de proceder às mesmas atividades no âmbito estadual. Confira os nomes:
Alberto Carlos Dias Duarte, o Betinho,
Antônio Ribeiro Romanelli
Carlos Vitor Alves Delamonica
Emely Vieira Salazar
Jurandir Persichini Cunha
Maria Celina Pinto Albano
Maria Ceres Pimenta Spínola Castro
(Com Agência Minas)