Brasília - As superintendências regionais do Trabalho participarão da força tarefa para amplo levantamento dos convênios firmados pelo Ministério do Trabalho. Em reunião realizada nesta terça-feira, em Brasília, com os superintendentes dos 26 Estados e do Distrito Federal, o ministro da Pasta, Manoel Dias, fez um relato das ações que estão sendo desenvolvidas pelos técnicos e das medidas tomadas, como a suspensão dos repasses de recursos dos convênios por 30 dias.
Os superintendentes foram orientados sobre as ações de supervisão nos convênios e receberam um material com a listagem dos convênios em execução em cada Estado. O Ministério fará uma revisão dos seus 408 convênios vigentes e a análise do estoque de 1.422 processos de prestação de contas dos convênios desde 1994.
As ações foram motivadas após a Operação Esopo, deflagrada pela Polícia Federal no início deste mês, que revelou suposto esquema de fraude de parcerias do Ministério do Trabalho com o Instituto Mundial de Desenvolvimento e da Cidadania (IMDC), baseado em Minas Gerais, mas com atuação em diversos Estados. Em razão dessas denúncias, a Pasta adotou um conjunto de procedimentos para analisar convênios firmados.