Mais um município de Minas Gerais terá que fazer novas eleições neste ano. Desta vez, serão os eleitores de Mathias Lobato, na Região do Rio Doce, que vão ter que escolher novamente o prefeito. Nessa terça-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estabeleceu o calendário para a realização do novo pleito na cidade. A data escolhida é 1° de dezembro deste ano. Em maio, o TRE confirmou a decisão de primeira instância que indeferiu o registro de Karla Pessamilio de Souza Lopes (PSC), por dupla filiação partidária na época em que se candidatou. O presidente da Câmara, Valdir Batista Gonçalves (DEM), assumiu a prefeitura até a nova posse.
Outros municípios também podem ter novo pleito ainda este ano. Aguardam a definição da data Vernelho Novo, Espinosa, Rio Pardo de Minas, Água Boa, Santa Helena de Minas, Montezuma e Machacalis. Segundo o TRE, por enquanto, ainda não há previsão de quando serão feitas as novas eleições nestas cidades. Além disso, segundo o Tribunal, outros processos contra prefeitos ainda tramitam na Corte eleitoral e podem resultar na necessidade de novas eleições.
Problemas com os administradores eleitos nas últimas eleições já levaram os eleitores de outras cinco cidades do estado novamente às urnas. Diamantina, no Vale do Jequitinhonha; Cachoeira Dourada, no Triângulo; Biquinhas, na Região Central e São João do Paraíso, no norte de Minas, tiveram que fazer nova escolha em abril. Em setembro foi a vez de Santana de Cataguases, na Zona da Mata.